segunda-feira, 14 de setembro de 2015

RODAR COM O TANQUE DE COMBUSTIVEL NA RESERVA PODE DANIFICAR COMPONENTES ? (Revista Auto Esporte)

Replico aqui a reportagem da revista AUTO ESPORTE de Outubro de 2014 onde colaborei com a Matéria: "A Beira da Pane Seca - Rodar com o tanque de combustível na reserva pode danificar algum componente do veiculo ?"


A crise esta aí, mas não justifica deixar sempre o seu carro com pouco combustível no tanque, os custos de reparo podem sair mais caros que encher o tanque uma vez e cuidar para que ele não fique abaixo de ¼ !
“Quem anda sempre com o tanque na reserva pode... ficar parado no meio do caminho”, brinca Henrique Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE Brasil. Brincadeiras à parte, o engenheiro diz que, a princípio, rodar ocasionalmente com o carro depois que a luz da reserva acende não acarreta prejuízos à mecânica do veículo. No entanto, se isso virar um hábito frequente, aí, sim, o carro poderá sentir algum efeito colateral. “Geralmente, no fundo do reservatório ficam depositadas impurezas, que podem ser trazidas para dentro do sistema (motor) quando o combustível do fundo do tanque for bombeado.” Pereira explica que a ação pode causar o entupimento de algum dos filtros do veículo.
Em casos extremos, como rodar com o nível no limite da reserva, pode ocorrer superaquecimento da bomba de combustível pois ela passa a ficar exposta sem o devido resfriamento do combustível , por ela trabalhar submersa. Se isso acontecer, mais uma vez o motorista poderá ficar parado no meio da rua. Para evitar dores de cabeça motivadas por falta de combustível ou troca prematura de componentes, o recomendável é rodar com ao menos ¼ do tanque preenchido.

Tereza Consiglio


Nenhum comentário:

Postar um comentário