O maior evento automobilístico do ano tem como tema : “Mobilidade Conecta” (Mobility connects / Mobilität Verbindet ) e é uma fascinante visão da mobilidade do futuro, de acordo com Matthias Wissmann, presidente da associação da indústria automotiva da Alemanha. São mais de 1000 expositores , 1103 para ser mais exato.
Os carros inteligentes e conectados que se comunicam com o seu entorno e com outros usuários da estrada são claramente o futuro. Podem estacionar sozinhos e advertir o motorista de obstáculos em tempo real, evitando acidentes. Nos próximos anos espera-se que dirigir um carro conectado venha se tornar mais seguro e confortável. A conectividade faz ainda uma contribuição importante para a proteção do meio ambiente e do clima pois no futuro espera-se que com esta tecnologia possamos evitar congestionamentos, encontrar vagas para estacionar com maior facilidade reduzindo drasticamente os tempos de viagem.
Estas ideias parecem muito distantes ? Nem tanto.
O Salão de Frankfurt mostra que automóveis e smartphones estão se fundindo em uma única unidade e o carro conectado está se tornando uma plataforma de comunicação móvel.
Hoje, um quarto de todos os carros novos no mundo, já contam com uma ligação à Internet, e dois anos a partir de agora 80 por cento dos carros novos no mundo estarão de alguma forma conectados.
A mobilidade elétrica é outra tecnologia presente em grande escala neste salão. Muitos fabricantes já têm modelos elétricos em diferentes formatos a venda, ou estão lançando novos veículos no mercado. Tecnologias Hibridas estão presentes com veículos que podem rodar mais de 50 Km com um litro de combustível. Recarregar as baterias parecem não ser mais uma barreira a VW coloca placas solares no teto da Tiguan para alimentar suas baterias. Fornecedores importantes também exibem suas inovações tecnológicas neste campo. Os veículos eléctricos têm grandes vantagens em áreas urbanas, operam com zero emissões e são muito mais baratos de se usar. Ao que tudo indica a longo prazo, devemos, e vamos reduzir a nossa dependência do petróleo. A mobilidade elétrica é um passo importante neste caminho.
Pode-se observar na feira de Frankfurt que num futuro próximo o motor de combustão interna continuará a ter um papel importante. Os motores a combustão tem ainda um considerável potencial de otimização: motores menores, turbo, novas tecnologias de injeção, uso intensivo de matérias leves devem assegurar que os novos veículos sejam mais eficientes em termos de consumo de combustível com baixas emissões. Neste campo há muito que se importar para o nosso mercado, que hoje, trabalha pesadamente e focado na busca de melhor eficiência energética dos veículos por força de lei (Inovar Auto)
Os modernos motores diesel apresentados neste salão podem ser considerados máquinas limpas ( de acordo com Wissmann). Eles não são apenas econômicos, se tratando do consumo, mas tem emissões de poluentes extremamente baixos desmistificando a fama de motores poluidores.
Henrique Pereira

Nenhum comentário:
Postar um comentário